Devido ao grande interesse por saudabilidade, vê-se um aumento na procura por alimentos com um menor teor calórico e relacionados a digestão, absorção e metabolismo no organismo humano.
A inulina é um polímero de frutose encontrada em plantas sob a forma de carboidratos de reserva e apresenta propriedades de grande importância para a indústria de alimentos e para a saúde dos consumidores¹ . A inulina tem sido utilizada para enriquecer com fibras diversos produtos alimentícios ² ³ . Diferentemente de outras fibras, a inulina não tem sabores adicionais, podendo enriquecer os alimentos sem alterar muito a viscosidade, a aparência e o sabor4. A inulina pode enriquecer o teor de fibras dos produtos, não interferindo negativamente no sabor ou na textura. A inulina não é hidrolisada em monossacarídeos e é absorvida no intestino delgado, ela também não afeta o índice glicêmico como outros carboidratos, podendo ser aplicada em formulações para diabéticos5.
Após a ingestão, a inulina não é quebrada no sistema digestivo humano, não resultando, portanto, em contribuição calórica neste processo. Apenas a nível de cólon ocorre a degradação de inulina por fermentação de bactérias, e consequentemente vai ocorrer uma baixa contribuição calórica indireta em níveis de 1,0 a 1,5 kcal/g inulina 8 ou 1,48 kcal/g inulina 9 .
A polidextrose é um polissacarídeo e serve como nutriente seletivo para a microbiota intestinal. A polidextrose não apresenta sabor residual, promove uma melhora da textura de alimentos, além de atuar como agente de corpo e aumentar o teor de fibras solúveis do produto final. 6
A polidextrose apresenta baixa digestibilidade capaz de produzir efeitos fisiológicos similares aos de fibras alimentícias solúveis pela sua capacidade de atingir o cólon intacta, não sofrendo digestão no trato gastrintestinal superior, tanto pela acidez do estômago quanto pelas enzimas digestivas. 7
As fibras auxiliam no funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Ao consumir fibras, deve-se aumentar a ingestão de água.
Artigos relacionados