O que é o Ômega 3
O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada (estrutura molecular), que não é produzida pelo organismo e, por isso, deve ser obtida a partir da alimentação ou suplementação.
Esse nutriente é composto por ácidos graxos poli-insaturados (PUFA´s), os quais incluem o Ácido eicosapentaenoico (EPA), o Ácido docosa-hexaenoico (DHA) – as duas principais formas bioativas em humanos do ômega 3 – e o Ácido α-linoleico (ALA), que auxilia na produção dos outros ácidos graxos, ou seja, é um precursor de EPA e DHA.
Veja quais são as fontes de Ômega 3
Os óleos que contêm os ácidos graxos ômega-3, principalmente EPA e DHA, são originados dos peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, o salmão, a anchova, a cavala e o arenque.
Fontes alternativas de ômega 3 são originárias a partir de microalgas Schizochytrium sp, fontes de DHA, e também a partir de óleo de sementes, incluindo a chia, a linhaça e a canola, consideradas fontes de origem vegetal.
Todas essas fontes de ômega 3 podem ser fornecidas não só pelos alimentos, mas também na forma de suplementos alimentares. Veja abaixo quais são os fatores que influenciam na sua qualidade.
Como escolher um Ômega 3 de qualidade?
Para escolher um Ômega 3 de qualidade é necessário analisar a pureza do produto e, para isso, alguns critérios podem ser observados, como:
- Considerar a concentração dos ácidos graxos EPA e DHA – quanto maior a concentração deles, maior a pureza do produto
- Analisar se o Ômega 3 é isento de metais pesados – esses dados estão inclusos nos laudos fornecidos pelo fabricante